
Pow! E a Natura hein! Sempre dando um show de criatividade, inovação e liderança.
Andei pesquisando no site da Natura e descobri que, há quatro anos um jornalista, um fotógrafo, uma especialista em perfumaria e outra em criação de marcas partiram em missão especial: percorrer a América Latina em busca de inspiração para uma nova linha de produtos da Natura. O resultado foi isso aí, Amor América. Uma linha produtos desenvolvidos com matérias-primas originárias de várias regiões do continente, como Andes e Patagônia.
Sem dúvida foi uma estratégia de marketing agressiva para conquistar de vez o mercado latino-americano. Agressiva por que? Porque segundo o Portal Exame "a Natura comprou, por 1 milhão de dólares, os direitos do poema "Amor América", do chileno Pablo Neruda. Por contrato, a Natura só pode usar o título do poema na campanha. Associações de produtos ao nome do poeta estão vetadas. " Caraca!!! 1 milhão de dólares só pelo título!!!
E tem mais, publicitariamente falando...rs...três coisas são bem interessantes nessa nova linha:
1) Segundo a perfumista da Natura Verônika Kato, “o desafio foi criar fragrâncias que despertassem sentimentos e transportassem as pessoas para a região de onde cada óleo foi extraído, permitindo que elas vivenciem a experiência de estar lá”.
Causar experiência no consumidor é uma tendência cada vez mais forte. O consumidor precisa de experiências positivas e isso, o marketing olfativo, pode e sabe fazer muito bem. Como o target (público-alvo) dessa linha de produtos é o mercado latino-americano, nada como agradar o cliente com um aroma familiar. Imagina ter essa sensação proposta pela perfumista da Natura....Hummm!
2) Os frascos foram inspirados nos potes e jarros dos povos da América Latina, desenvolvidos pela designer Filomena Padrón.
Analisando este item, chego a outro assunto que tem sido bem discutido ultimamente, o design. O design vende! E vende mesmo! No mercado consumidor os olhos se voltam cada vez mais para as embalagens/produtos. O design está em alta. Nós consumidores não somos tapados, sabemos admirar o que é bonito e gostamos de comprar um bom produto com um design maneiro de brinde.
3) A ação publicitária mostra os traços culturais e os hábitos que unem os países latino-americanos, fazendo um questionamento das fronteiras físicas e reforçando a cultura da região.
Isso foi bem cativante e diferente também. Filmes de qualidade, com histórias reais de pessoas que habitam a América Latina, contadas em 30". Comerciais que valorizam a diversidade e ao mesmo tempo o traço comum entre os povos. Tudo isso acompanhado pela trilha sonora "Soy louco por ti America". A criação dos filmes e anúncios ficou a cargo da Madre, agência de propaganda argentina. A Takerka, que conquistou uma parte da conta publicitária da Natura neste ano, é responsável pela adaptação da campanha no Brasil e pela estratégia de lançamento.
Bom, é isso! Sinta Amor América!
Besos, Pri
Sem dúvida foi uma estratégia de marketing agressiva para conquistar de vez o mercado latino-americano. Agressiva por que? Porque segundo o Portal Exame "a Natura comprou, por 1 milhão de dólares, os direitos do poema "Amor América", do chileno Pablo Neruda. Por contrato, a Natura só pode usar o título do poema na campanha. Associações de produtos ao nome do poeta estão vetadas. " Caraca!!! 1 milhão de dólares só pelo título!!!
E tem mais, publicitariamente falando...rs...três coisas são bem interessantes nessa nova linha:
1) Segundo a perfumista da Natura Verônika Kato, “o desafio foi criar fragrâncias que despertassem sentimentos e transportassem as pessoas para a região de onde cada óleo foi extraído, permitindo que elas vivenciem a experiência de estar lá”.
Causar experiência no consumidor é uma tendência cada vez mais forte. O consumidor precisa de experiências positivas e isso, o marketing olfativo, pode e sabe fazer muito bem. Como o target (público-alvo) dessa linha de produtos é o mercado latino-americano, nada como agradar o cliente com um aroma familiar. Imagina ter essa sensação proposta pela perfumista da Natura....Hummm!
2) Os frascos foram inspirados nos potes e jarros dos povos da América Latina, desenvolvidos pela designer Filomena Padrón.
Analisando este item, chego a outro assunto que tem sido bem discutido ultimamente, o design. O design vende! E vende mesmo! No mercado consumidor os olhos se voltam cada vez mais para as embalagens/produtos. O design está em alta. Nós consumidores não somos tapados, sabemos admirar o que é bonito e gostamos de comprar um bom produto com um design maneiro de brinde.
3) A ação publicitária mostra os traços culturais e os hábitos que unem os países latino-americanos, fazendo um questionamento das fronteiras físicas e reforçando a cultura da região.
Isso foi bem cativante e diferente também. Filmes de qualidade, com histórias reais de pessoas que habitam a América Latina, contadas em 30". Comerciais que valorizam a diversidade e ao mesmo tempo o traço comum entre os povos. Tudo isso acompanhado pela trilha sonora "Soy louco por ti America". A criação dos filmes e anúncios ficou a cargo da Madre, agência de propaganda argentina. A Takerka, que conquistou uma parte da conta publicitária da Natura neste ano, é responsável pela adaptação da campanha no Brasil e pela estratégia de lançamento.
Bom, é isso! Sinta Amor América!
Besos, Pri
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