
Essa semana li na Revista Superinteressante uma matéria sobre publicidade que me chamou atenção. O texto tem como título “O marketing ateu”, e nele me deparei com uma nova tendência na propaganda mundial, campanhas publicitárias que tentam provar que Deus não existe.
Confesso que a minha reação inicial foi de susto. Porém, sobre o assunto a minha opinião é simples, clara e objetiva. Fico feliz em ver que, em alguns aspectos comunicacionais, estamos exercitando a liberdade de imprensa. Sim porque, se recebemos propagandas religiosas, por que não recebermos as atéias também? Veja bem, não estou dizendo que sou a favor do conceito difundido por tal campanha, até porque sou católica, mas sim pela iniciativa da publicidade londrina de colocar temas tão distintos no mesmo patamar de importância. A publicidade está aí para vender uma ideia/conceito, compra quem quer.
É interessante ver como tudo o que é dito contra as religiões, é sempre considerado desrespeitoso. Por outro lado, é permitido e considerado justo comentar a favor delas. Não estou falando apenas das religiões cristãs, mas de qualquer uma delas. Acho que qualquer coisa nessa vida tem sempre os dois lados, positivo e negativo na visão de quem repara. Por isso mesmo, para quem vive num esquema dito democrático, um desses lados não deve ser descartado. É uma demonstração de respeito pela opinião alheia e um pontapé importante para a formação da “verdadeira” democracia.
Imagine só como seria se os publicitários do mundo todo, exceto os americanos, não propagassem a Coca-Cola simplesmente porque a bebida tem um status de ícone nacional americano ou porque no início ela era fabricada com a folha de coca? Talvez hoje, seu refrigerante preferido não estaria na mesa do seu almoço de domingo.
Iniciativa interessante. Liberdade de imprensa sempre! Essa é a mensagem.
E assim como tudo nessa vida, que venham as críticas....rs
Bjs, Pri
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