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quarta-feira, 6 de maio de 2009

O vírus que não é o da gripe suína

Gente! Este post é uma sugestão do meu grande amigo Guilherme, publicitário de primeira. Ele me mandou um vídeo e daí surgiu a idéia que compartilho agora com vocês.

O conteúdo do vídeo a seguir é bem interessante, e como o assunto do momento é um tal de vírus do porco, acho que tem tudo a ver postar sobre ele. Mas atenção, o vírus a que se refere o vídeo não é o da gripe, e sim do marketing. Hã?! Eu explico...

Vocês já devem ter ouvido falar em marketing viral. Então, essa é uma vertente do marketing, relativamente nova no mercado, que serve para propagar idéias numa proporção geométrica. É como se fosse uma epidemia, daí a explicação para o nome, ações de marketing são desenvolvidas visando alcançar o máximo de pessoas dentro de uma rede social, assim é possível gerar grande impacto no público-alvo e proporcionar um aumento significativo da visibilidade da marca.

A idéia central é que se tal anúncio ou ação alcança um usuário e o “infecta”, este pode seguir infectando outros usuários até gerar uma grande rede em que as pessoas passarão e compartilharão os conteúdos, quase sempre muito divertidos. Por isso, como acontece com a gripe suína, a “coisa” se espalha tanto. E isso se deu, basicamente, através da ascenção do Youtube e dos Blogues, todos querem emplacar um vídeo ou um conteúdo com milhares de visualizações, com o objetivo de se promover de maneira rápida e barata, criando a impressão de que são movimentos espontâneos. Daí já viu, neste tipo de publicidade, a internet é a maior aliada.

Agora, quem no Brasil não se lembra da campanha da Oi, Bloqueio Não? É, eu refresco a sua memória...A partir de 2007, a operadora de telefonia celular Oi passou a oferecer (como já acontece fora do Brasil) celulares desbloqueados e lançou a campanha Bloqueio Não com o objetivo de provocar um levante popular contra as concorrentes, fazendo as pessoas se indignarem e consequentemente, trocarem de operadora. Na época, foi criado o site Bloqueio Não onde eram coletadas assinaturas on-line para o manifesto e foram colocadas vans nas ruas para conseguir assinaturas off-line também (olha o vírus se espalhando aí).

É tão bem bolado que chega a ser assutador né?! Agora assita ao vídeo e veja mais um exemplo de como isso funciona:



Valeu pela dica Gui!
Bjs, Pri

3 comentários:

Márcio Baptista disse...

Foi o que aconteceu com a campanha da Trident, patrocinando o show da Beyoncé na Inglaterra.
Outro bom exemplo Pri, saiu no Bluebus tbm.
Bjooo.

Segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=vzhjnZqQJb8&feature=player_embedded

Pri disse...

Isso aí amigo, muito bem lembrado tb! ;-)

Bjs

Juliana Borel disse...

Mt bom Pri!!!! Sensacional!!! Dá até vontade de fazer publicidade! hehehe

Bjinnnn